quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Queimaduras e Flictena

 
 Queimaduras são traumas térmicos ou químicos que destroem a integridade da pele, modificando sua função.




          Tipos de Queimadura:


  • 1º grau: Apenas é danificada a camada mais externa da pele. Habitualmente a pele fica vermelha e por vezes com edema. 
  • 2º grau: Existem flictenas (bolhas) e o edema é maior. 
              FLICTENAS são bolhas causadas pelas queimaduras a partir do 2° grau.  é uma levação revestida por epitélio contendo líquido e com mais de 1 cm. Quando nós no queimamos, o nosso sistema linfático manda um líquido para ajudar o seu corpo a conter a queimadura, assim, evitando perda de sais minerais e água.



  • 3° grau: É atingida a camada mais profunda da pele e esta fica branca ou acinzentada. Pode não provocar tanta dor como a de 2º grau, uma vez que existe atingimento dos nervos (que transmitem a sensação de dor). 


                                            


                                            O que deve ser feito quando se é queimado? 


       A área queimada deverá ser colocada o mais rapidamente possível em água fria, durante alguns minutos. Isto impede que a queimadura atinja as camadas mais profundas da pele. Posteriormente deve secar-se a pele com cuidado. 

                                       
                  Colocar gelo direto na pele pode queimar? 

Sim, pois Quando dois corpos a temperaturas diferentes são colocados em contato, inicia-se um processo de transferência de energia do corpo mais quente (o que tem maior temperatura) para o corpo mais frio (o que tem menor temperatura). O processo de transferência de energia acaba quando os dois corpos atingem a mesma temperatura, ou seja,quando os dois corpos atingem o equilíbrio térmico, ou seja, o gelo torna a pele compatível com a sua temperatura. 




DEVE-SE ESTOURAR A BOLHA? 


Se surgir uma flictena na região queimada não se deve desbridar (rebentar) a mesma. Esta serve para proteger a pele contra infecções. Este procedimento só pode ser efectuado pelos profissionais de saúde, se indicado. Se a flictena rebentar sozinha pode haver necessidade de aplicar uma pomada antibacteriana, sempre indicada pelo médico. 



                      

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Alcool e Mercúrio


 Se mudar Alcool por Mercúrio não ocorrem mudanças de escala, mas se o Mercúrio for substituído por alcool terá de haver mudança de escala pois a dilatação será diferente.

Propagação de Calor

         Calor é a energia térmica em transito entre corpos que estão a temperaturas diferentes. O calor passa de um corpo para o outro até que seja atingido o equilíbrio térmico.



   Condução: Processo de transmissão de calor sem que haja transporte de matéria. Ocorre nos sólidos e principalmente nos metais, pois são bons condutores de calor.
               
Exemplo 1: Materiais e Métodos:
  • 01 base principal;
  • 01lâmina suporte em aço inoxidável;
  • 05 corpos de prova esféricos de aço;
  • 01 lamparina;
  • 01 vela (cera);
  • 01 caixa de fósforo;
  • 01 cronômetro;
  • 01 biombo protetor e canalizador, com suporte de termômetro e janelas de entrada
Com materiais em mãos e conceitos básicos em mente, foi iniciado a montagem dos equipamentos. Ao término, a vela foi acesa e colocou-se corpos esféricos na haste metálica. Posicionou-se a vela na extremidade da haste metálica.Isolamos o experimento com alguns livros para que não houvesse corrente de ar que interferisse no resultado do experimento, então acendemos a vela e então observamos.
    Exemplo 2: Iglu 
 Os esquimós possivelmente perceberam que a camada de gelo que se forma na superfície dos lagos impede o contato da água que fica abaixo dela com o ar frio, ou seja, funciona como isolante térmico e, por isso, essa água não congela. Possivelmente daí surgiu a inspiração para fazer os iglus, construções de gelo cujo interior é mais quente que o ambiente externo.
   
   Convecção: Processo  de transmissão de calor feita por meio do transporte da matéria. Só ocorre nos fluidos pois nos sólidos, as partículas não podem ser arrastadas. 
       
     Exemplo 1: Geladeira 
  
  Os fabricantes de geladeira levam em conta o fato de o ar quente subir e o ar frio descer. Por isso, o congelador que é o responsável pelo resfriamento interno da geladeira, fica na parte de cima. Ele resfria o ar próximo de si. Esse ar frio desce enquanto o ar quente, que está embaixo, sobe. Assim, produzem-se correntes de convecção, que mantém o interior da geladeira em constante resfriamento.


     Exemplo 2: Ar condicionado 

 O ar nas proximidades de um aquecedor fica mais quente e sobe. Isso favorece a circulação de ar no ambiente. Se o aquecedor estivesse próximo ao teto, o ar de cima ficaria aquecido e não desceria. O ar frio, por sua vez, ficaria acumulado na parte de baixo do cômodo e, assim, o aparelho não cumpriria sua finalidade: aquecer o ambiente.

   Irradiação: Processo de transmissão de calor por meio das ondas eletromagnéticas, Ocorre tanto no vácuo quanto em outros materiais, como o ar. 
            
      Exemplo 1: Garrafa Térmica


Evita os 3 processos; 
A tampa impede a convecção
As paredes espelhadas impede a radiação 
O vácuo entre as paredes impede a condução


        Exemplo 2: Churrasco 

O espeto gera a convecção do calor com a carne na parte interna e o calor externo, vindo das chamas, implica a irradiação, que assa a carne por fora.