terça-feira, 25 de agosto de 2015

D.A.L.T.O.N.I.S.M.O

O daltonismo é uma doença ocular que impede que indivíduo diferencie algumas cores específicas.
   
Existem 3 tipo de daltonismo:

  • Protanopia: ausência total do pigmento vermelho, no lugar são adotadas as cores marrom, verde ou cinza. 
  • Deuteranopia: não é possível a distinção da cor verde.
  •  Tritanopia: interfere nas cores azuis e amarelo, o azul se anula, o amarelo se torna rosa claro e a cor laranja não se enxerga. 
 
Causas:
  O daltonismo é uma doença genética.

Sintomas:

  • Dificuldade para enxergar cores e suas diferentes tonalidades e brilhos de maneira normal
  • Incapacidade de distinguir a diferença entre as tonalidades de cores iguais ou semelhantes
 
Tratamentos e Cura: 
  O daltonismo não tem cura. 
  Existem lentes de contato e óculos especiais que auxiliam na distinção.


 

Caleidoscópio

 O caleidoscópio é um aparelho óptico constituído apenas por um pequeno tubo de cartão ou metal, com pequenos fragmentos de vidro colorido que produz efeitos visuais causados pelo reflexo da luz nos pequenos espelhos inclinados. 



Periscópio

 O periscópio é um instrumento utilizado para possibilitar a visualização de objetos que se encontram em meio a obstáculos. Essencial nos submarinos e teve grande importância nas guerras.
 Constituído por dois espelhos paralelos que devem se encontras num ângulo de 45°. Os raios luminosos atingem o primeiro espelho, que os reflete para o segundo espelho; daí são novamente refletidos para o visor.

Miopia

 A miopia é um tipo de falha na visão, que faz com que enxerguemos os objetos próximos com clareza enquanto os mais distantes embaçados. 

       Causas:  O principal fator de risco para a miopia é a hereditariedade. Hoje, acredita-se que o estresse visual excessivo e prolongado decorrente de atividades que exijam um maior uso da visão de perto possa estar associado a um fator de risco para o desenvolvimento da miopia.
Esta doença geralmente é diagnosticada entre os oito e 12 anos.

       Sintomas: 

  • Visão embaçada quando se olha para objetos distantes
  • A necessidade de apertar os olhos ou parcialmente fechar as pálpebras para ver claramente
  • Dores de cabeça causadas por fadiga ocular excessiva
  • Dificuldade ao dirigir um veículo, especialmente à noite.


           Tratamentos e cuidados: 
 A miopia não pode ser totalmente "curada", ela apenas pode ser minimizada com auxílios de:    
  • Óculos
  • Lentes de contato.
  • Cirurgia LASIK
  • Cirurgia LASEK
  • Cirurgia PRK
  • Implante de lente intra-ocular

Porque surge o arco-íris?


              O arco-íris é um fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro contínuo quando o sol brilha sobre gotas de chuva. Pode ser observado sempre que a luz do sol estiver brilhando acima do observador em uma baixa altitude ou ânguloA aparência do arco-íris é causada pela dispersão da luz do sol que sofre refração pelas gotas de água. Composto aparentemente por sete cores: vermelho; laranja; amarelo; verde; azul; anil, violeta. 


quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Por que surgem outras cores no céu?






A cor dos objetos é determinada pelo comprimento de onda dos raios luminosos que suas moléculas refletem. Assim, um objeto terá uma certa cor se não absorver justamente os raios correspondentes à freqüência daquela cor.
Sabemos que a atmosfera é uma mistura de moléculas de gases e de outros materiais que ficam espalhados ao redor do nosso planeta. Quando estamos no pôr-do-sol a luz acaba tendo um caminho bem maior para percorrer do que quando estamos na posição do meio dia (ou seja, o sol se encontra exatamente em cima do nosso trópico). Assim, neste trajeto da luz, muitas das cores foram difundidas sobrando apenas da luz amarela ao vermelho para enxergarmos.

















Por que o céu é azul?







                    Quando percebemos a cor de um objeto, é porque ele refletiu ou dispersou, de forma difusa, o comprimento de onda associado à luz de uma determinada cor.
                       Devido ao seu pequeno tamanho e estrutura, as minúsculas moléculas presentes na atmosfera difundem melhor as ondas com os menores comprimentos de onda, tais como o azul e violeta.
                     Durante todo o dia a luz azul (menor comprimento de onda) é dispersa cerca de dez vezes mais que luz vermelha (maior comprimento de onda).
                        A luz azul tem uma frequência que é muito próximo da frequência de ressonância dos átomos, ao contrário da luz vermelha, Por isso, a luz azul movimenta os elétrons nas camadas atômicas da molécula com muito mais facilidade que a vermelha. Isso provoca um ligeiro atraso na luz azul que é re-emitida em todas as direções.



quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Hipermetropia é o nome dado ao erro de focalização da imagem no olho, fazendo com que a imagem seja formada após a retina.
Correção: a hipermetropia pode ser corrigida com óculos ou lentes de contato.
Classificação: axial ou refrativa.


Sintomas:  visão embaçada de perto, mas podem existir queixas de dores de cabeça ou cansaço ocular, sensação de peso ao redor dos olhos, ardor, vermelhidão conjuntival e lacrimejamento ocular.