quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Queimaduras e Flictena

 
 Queimaduras são traumas térmicos ou químicos que destroem a integridade da pele, modificando sua função.




          Tipos de Queimadura:


  • 1º grau: Apenas é danificada a camada mais externa da pele. Habitualmente a pele fica vermelha e por vezes com edema. 
  • 2º grau: Existem flictenas (bolhas) e o edema é maior. 
              FLICTENAS são bolhas causadas pelas queimaduras a partir do 2° grau.  é uma levação revestida por epitélio contendo líquido e com mais de 1 cm. Quando nós no queimamos, o nosso sistema linfático manda um líquido para ajudar o seu corpo a conter a queimadura, assim, evitando perda de sais minerais e água.



  • 3° grau: É atingida a camada mais profunda da pele e esta fica branca ou acinzentada. Pode não provocar tanta dor como a de 2º grau, uma vez que existe atingimento dos nervos (que transmitem a sensação de dor). 


                                            


                                            O que deve ser feito quando se é queimado? 


       A área queimada deverá ser colocada o mais rapidamente possível em água fria, durante alguns minutos. Isto impede que a queimadura atinja as camadas mais profundas da pele. Posteriormente deve secar-se a pele com cuidado. 

                                       
                  Colocar gelo direto na pele pode queimar? 

Sim, pois Quando dois corpos a temperaturas diferentes são colocados em contato, inicia-se um processo de transferência de energia do corpo mais quente (o que tem maior temperatura) para o corpo mais frio (o que tem menor temperatura). O processo de transferência de energia acaba quando os dois corpos atingem a mesma temperatura, ou seja,quando os dois corpos atingem o equilíbrio térmico, ou seja, o gelo torna a pele compatível com a sua temperatura. 




DEVE-SE ESTOURAR A BOLHA? 


Se surgir uma flictena na região queimada não se deve desbridar (rebentar) a mesma. Esta serve para proteger a pele contra infecções. Este procedimento só pode ser efectuado pelos profissionais de saúde, se indicado. Se a flictena rebentar sozinha pode haver necessidade de aplicar uma pomada antibacteriana, sempre indicada pelo médico. 



                      

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Alcool e Mercúrio


 Se mudar Alcool por Mercúrio não ocorrem mudanças de escala, mas se o Mercúrio for substituído por alcool terá de haver mudança de escala pois a dilatação será diferente.

Propagação de Calor

         Calor é a energia térmica em transito entre corpos que estão a temperaturas diferentes. O calor passa de um corpo para o outro até que seja atingido o equilíbrio térmico.



   Condução: Processo de transmissão de calor sem que haja transporte de matéria. Ocorre nos sólidos e principalmente nos metais, pois são bons condutores de calor.
               
Exemplo 1: Materiais e Métodos:
  • 01 base principal;
  • 01lâmina suporte em aço inoxidável;
  • 05 corpos de prova esféricos de aço;
  • 01 lamparina;
  • 01 vela (cera);
  • 01 caixa de fósforo;
  • 01 cronômetro;
  • 01 biombo protetor e canalizador, com suporte de termômetro e janelas de entrada
Com materiais em mãos e conceitos básicos em mente, foi iniciado a montagem dos equipamentos. Ao término, a vela foi acesa e colocou-se corpos esféricos na haste metálica. Posicionou-se a vela na extremidade da haste metálica.Isolamos o experimento com alguns livros para que não houvesse corrente de ar que interferisse no resultado do experimento, então acendemos a vela e então observamos.
    Exemplo 2: Iglu 
 Os esquimós possivelmente perceberam que a camada de gelo que se forma na superfície dos lagos impede o contato da água que fica abaixo dela com o ar frio, ou seja, funciona como isolante térmico e, por isso, essa água não congela. Possivelmente daí surgiu a inspiração para fazer os iglus, construções de gelo cujo interior é mais quente que o ambiente externo.
   
   Convecção: Processo  de transmissão de calor feita por meio do transporte da matéria. Só ocorre nos fluidos pois nos sólidos, as partículas não podem ser arrastadas. 
       
     Exemplo 1: Geladeira 
  
  Os fabricantes de geladeira levam em conta o fato de o ar quente subir e o ar frio descer. Por isso, o congelador que é o responsável pelo resfriamento interno da geladeira, fica na parte de cima. Ele resfria o ar próximo de si. Esse ar frio desce enquanto o ar quente, que está embaixo, sobe. Assim, produzem-se correntes de convecção, que mantém o interior da geladeira em constante resfriamento.


     Exemplo 2: Ar condicionado 

 O ar nas proximidades de um aquecedor fica mais quente e sobe. Isso favorece a circulação de ar no ambiente. Se o aquecedor estivesse próximo ao teto, o ar de cima ficaria aquecido e não desceria. O ar frio, por sua vez, ficaria acumulado na parte de baixo do cômodo e, assim, o aparelho não cumpriria sua finalidade: aquecer o ambiente.

   Irradiação: Processo de transmissão de calor por meio das ondas eletromagnéticas, Ocorre tanto no vácuo quanto em outros materiais, como o ar. 
            
      Exemplo 1: Garrafa Térmica


Evita os 3 processos; 
A tampa impede a convecção
As paredes espelhadas impede a radiação 
O vácuo entre as paredes impede a condução


        Exemplo 2: Churrasco 

O espeto gera a convecção do calor com a carne na parte interna e o calor externo, vindo das chamas, implica a irradiação, que assa a carne por fora.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

DILATAÇÃO TÉRMICA

   



                       A dilatação térmica é o aumento do volume de um corpo ocasionado pela mudança de temperatura. O que faz com que mude o grau de agitação de suas moléculas.


A dilatação causa deformações em obras como pontes, trilhos, residências e calçadas, O aumento ou a diminuição da temperatura faz com que, se não deixado espaço suficiente para o nível de dilatação (conforme o material), destrua as construções prejudicando o local. 





terça-feira, 15 de setembro de 2015

Sensação Térmica

 




                                  A sensação térmica é a indicação de percepção de temperatura que pode-se diferir da real temperatura devido á transferência de calor entre os corpos e o ar. Quando as sensações identificadas pela pele humana envolvem calor ou frio, é chamado de sensação térmica.

Locais mais quentes e mais frios do planeta

 



               > Mais Frio


   
       Omyakon, Rússia



                      Localizada cerca de 350 km do Círculo Polar Ártico, Omyakon já registrou temperaturas de -72° C. A média de -50º C faz com que a gasolina congele, dificultando o acesso.




quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Locais mais quentes e mais frios do planeta

                               


                   >  Mais Quente:



      Vale da Morte, Estados Unidos.
   
          O local é o mais seco dos Estados Unidos tendo sido registrado mais de 56° C. O parque do Vale da Morte possui picos nevados e cânions de pedras avermelhadas.

Termômetros Antigos

                                                         Termômetros de Água



                    A água conforme está quente ou fria dilata indicando a temperatura.


Termômetros de Alcool


Utiliza o mesmo principio que o termômetro clínico, o da dilatação de líquidos, e é mais utilizado em laboratório, pois é capaz de medir temperaturas entre -10ºC e 150ºC. Também é utilizado para medir a temperatura ambiente nas casas.




Kelvin



É a escala absoluta, verificada pelo Inglês William Thompson, tem como ponto Gelo -273 K e ponto Ebulição 373 K.




Fahrenheit

                 

        Utilizada principalmente nos países ingleses, criada em 1708 pelo físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit, a escala tem como ponto Gelo 32º e ponto Ebulição 212º. 


Graus Célsius


 

  Por volta de 1742, Anders Célsius, oficializou a contagens dos graus em Célsius que, foi adotada no Brasil e na maioria dos países tendo como ponto Gelo 0º e ponto Ebulição 100º.  




Como é feito um termômetro de Mercúrio? ///// Bimetálico


    Acontece quando uma barra de metal liga-se a outra de coeficiência distinta, ao atravessar, a corrente irá aquecer de forma desigual fazendo com que ocorram dilatações que resultam em um aquecimento da barra que registram a quantidade de corrente que atravessa a barra. As barras espiraladas curvam-se conforme aumenta ou diminui a temperatura, esse movimento faz com que a lâmina arrasta, em sua extremidade, um ponteiro que percorre uma escala graduada ou registra graficamente a variação de temperatura num papel em movimento.




terça-feira, 25 de agosto de 2015

D.A.L.T.O.N.I.S.M.O

O daltonismo é uma doença ocular que impede que indivíduo diferencie algumas cores específicas.
   
Existem 3 tipo de daltonismo:

  • Protanopia: ausência total do pigmento vermelho, no lugar são adotadas as cores marrom, verde ou cinza. 
  • Deuteranopia: não é possível a distinção da cor verde.
  •  Tritanopia: interfere nas cores azuis e amarelo, o azul se anula, o amarelo se torna rosa claro e a cor laranja não se enxerga. 
 
Causas:
  O daltonismo é uma doença genética.

Sintomas:

  • Dificuldade para enxergar cores e suas diferentes tonalidades e brilhos de maneira normal
  • Incapacidade de distinguir a diferença entre as tonalidades de cores iguais ou semelhantes
 
Tratamentos e Cura: 
  O daltonismo não tem cura. 
  Existem lentes de contato e óculos especiais que auxiliam na distinção.


 

Caleidoscópio

 O caleidoscópio é um aparelho óptico constituído apenas por um pequeno tubo de cartão ou metal, com pequenos fragmentos de vidro colorido que produz efeitos visuais causados pelo reflexo da luz nos pequenos espelhos inclinados. 



Periscópio

 O periscópio é um instrumento utilizado para possibilitar a visualização de objetos que se encontram em meio a obstáculos. Essencial nos submarinos e teve grande importância nas guerras.
 Constituído por dois espelhos paralelos que devem se encontras num ângulo de 45°. Os raios luminosos atingem o primeiro espelho, que os reflete para o segundo espelho; daí são novamente refletidos para o visor.

Miopia

 A miopia é um tipo de falha na visão, que faz com que enxerguemos os objetos próximos com clareza enquanto os mais distantes embaçados. 

       Causas:  O principal fator de risco para a miopia é a hereditariedade. Hoje, acredita-se que o estresse visual excessivo e prolongado decorrente de atividades que exijam um maior uso da visão de perto possa estar associado a um fator de risco para o desenvolvimento da miopia.
Esta doença geralmente é diagnosticada entre os oito e 12 anos.

       Sintomas: 

  • Visão embaçada quando se olha para objetos distantes
  • A necessidade de apertar os olhos ou parcialmente fechar as pálpebras para ver claramente
  • Dores de cabeça causadas por fadiga ocular excessiva
  • Dificuldade ao dirigir um veículo, especialmente à noite.


           Tratamentos e cuidados: 
 A miopia não pode ser totalmente "curada", ela apenas pode ser minimizada com auxílios de:    
  • Óculos
  • Lentes de contato.
  • Cirurgia LASIK
  • Cirurgia LASEK
  • Cirurgia PRK
  • Implante de lente intra-ocular

Porque surge o arco-íris?


              O arco-íris é um fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro contínuo quando o sol brilha sobre gotas de chuva. Pode ser observado sempre que a luz do sol estiver brilhando acima do observador em uma baixa altitude ou ânguloA aparência do arco-íris é causada pela dispersão da luz do sol que sofre refração pelas gotas de água. Composto aparentemente por sete cores: vermelho; laranja; amarelo; verde; azul; anil, violeta. 


quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Por que surgem outras cores no céu?






A cor dos objetos é determinada pelo comprimento de onda dos raios luminosos que suas moléculas refletem. Assim, um objeto terá uma certa cor se não absorver justamente os raios correspondentes à freqüência daquela cor.
Sabemos que a atmosfera é uma mistura de moléculas de gases e de outros materiais que ficam espalhados ao redor do nosso planeta. Quando estamos no pôr-do-sol a luz acaba tendo um caminho bem maior para percorrer do que quando estamos na posição do meio dia (ou seja, o sol se encontra exatamente em cima do nosso trópico). Assim, neste trajeto da luz, muitas das cores foram difundidas sobrando apenas da luz amarela ao vermelho para enxergarmos.

















Por que o céu é azul?







                    Quando percebemos a cor de um objeto, é porque ele refletiu ou dispersou, de forma difusa, o comprimento de onda associado à luz de uma determinada cor.
                       Devido ao seu pequeno tamanho e estrutura, as minúsculas moléculas presentes na atmosfera difundem melhor as ondas com os menores comprimentos de onda, tais como o azul e violeta.
                     Durante todo o dia a luz azul (menor comprimento de onda) é dispersa cerca de dez vezes mais que luz vermelha (maior comprimento de onda).
                        A luz azul tem uma frequência que é muito próximo da frequência de ressonância dos átomos, ao contrário da luz vermelha, Por isso, a luz azul movimenta os elétrons nas camadas atômicas da molécula com muito mais facilidade que a vermelha. Isso provoca um ligeiro atraso na luz azul que é re-emitida em todas as direções.



quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Hipermetropia é o nome dado ao erro de focalização da imagem no olho, fazendo com que a imagem seja formada após a retina.
Correção: a hipermetropia pode ser corrigida com óculos ou lentes de contato.
Classificação: axial ou refrativa.


Sintomas:  visão embaçada de perto, mas podem existir queixas de dores de cabeça ou cansaço ocular, sensação de peso ao redor dos olhos, ardor, vermelhidão conjuntival e lacrimejamento ocular.
 

quarta-feira, 25 de março de 2015

Asteróide

                      O principal suspeito para a extinção dos dinossauros até a atualidade é o Asteróide que caiu na Terra a mais de 65 milhões de anos. O vácuo criado pelo asteróide abriu espaço para o desenvolvimento de mamíferos e, mais tarde, o do ser humano. Com o impacto, a Terra expeliu poeira e rochas, provocando tsunamis e incêndios globais. Isso fez com que a Terra passasse muitos anos na escuridão.



Mito Iorubá

                  

  


                          Segundo a mitologia Iorubá, antigamnete haviam dois mundos: Orum considerado um espaço sagrado dos orixás (forças ou elementos da natureza) e Ayê que seria o mundo dos homens composto apenas de água e caos.
                          Olorum, que parta eles era o Deus criador dos mundos, enviou Oduduá que trazia uma "cabaça" com ingrediente especiais, dentre eles a terra que jogada sobre o oceano traria moradia e sustento para os homens. O sol, a água e a terra surgiram pelo equilíbrio do yin yang que era constituído por opostos.
 
Olorum 
    
Orum 
Ododuá
                                                                                

segunda-feira, 23 de março de 2015

Origem Bíblica


           


           No mito bíblico o universo foi criado pelas mãos de deuses, tendo como fundamento excepcionalmente sua  religião. Na sua crença, os deuses (pois eram politeístas) criaram a Terra em sete dias. Eles viam o universo como uma sala fechada, com água em baixo e água em cima, com as estrelas, o Sol e a Lua pendurados no teto, e os homens embaixo. Enxergavam-na como "as trevas" ou "o lado escuro". 


  • PRIMEIRO DIA: já haviam criado o Céu e a Terra. Desde então chamavam a a luz de Dia e as trevas de Noite. 
  • SEGUNDO DIA: formam uma barreira entre a água sobre a superfície e a umidade do ar. 
  • TERCEIRO DIA: criam a terra seca e a vida vegetal para se sustentar.
  • QUARTO DIA: criam as estrelas e os corpos celestes, o Sol e a Lua.
  • QUINTO DIA: criam a vida que vive na água, os pássaros e os insetos, foram as primeiras criaturas abençoadas por Deus.
  • SEXTO DIA: criam todas as criaturas que habitam a terra firme, inclusive o homem. Nesse dia Deus finaliza seus trabalhos.
  • SÉTIMO DIA: Deus descansa. 

              





Teoria do Big Bang

      


         Até o momento, a explicação mais aceita sobre a origem do universo pela sociedade e cientistas é a Teoria do Big Bang (Grande Explosão), anunciada em 1948 pelo cientista George Gamow. Segundo ele o universo teria surgido de uma explosão cósmica que aconteceu entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. Essa explosão ocorreu em função de concentração de grande massa e energia. A teoria considera que as galáxias estão se afastando cada vez mais.

         Em março de 2014 o Centro de Astrofísica de Harvard afirmou ter achado evidências de uma rápida expansão do universo ocorrida segundos depois do Big Bang, o que comprova a inflamação cósmica.